Verdadeira amizade, grande tesouro

Inúmeros e belos louvores tece a escritura a respeito do bom amigo, aquele que, nas horas alegres ou tempestuosas, está ao lado daquele por quem tem afeto e consideração, amparando-o e auxiliando-o a cumprir sua missão: “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo” (Eclo 6, 14-17).

Infelizmente, quantas amizades do mundo de hoje são sinceras? Raras são aquelas desinteressadas, com as quais podemos contar nos momentos de angústia, como elogia a Escritura: “O amigo não se conhece durante a prosperidade, mas é na desgraça que se pode reconhecê-lo” (Eclo 12, 8,9), pois “o amigo ama em todo o tempo; na desgraça, ele se torna um irmão” (Pr 17,17).

 E por que isso sucede? Por que as amizades não são fundamentadas em Deus, não tem a Santa Igeja como a seiva da qual elas se alimentam; são baseadas no puro amor próprio, ou, quando muito, em sentimentos.  Fossem elas guiadas pelo amor a Deus, seriam fortes, sólidas e estáveis, visto que não levariam em consideração seus próprios egoísmos.

Graças a Deus, bons amigos cheios de piedade e amor a Deus não faltam aos Arautos do Evangelho em todo o mundo. Em Moçambique, quantas boas almas que, desde o nascimento desta obra aqui, acompanharam, apoiaram, até mesmo se sacrificaram para que ela florescesse. Algumas destas amigas estiveram em nossa sede. Nos conhecem desde os primórdios dos Arautos na África. Puderam ver quanto a obra tem crescido e se multiplicado, e ficaram jubilosas pelo que viram.

E os Arautos puderam mais uma vez demonstrar também sua amizades e gratidão por elas, comprovando assim que “ o azeite e o incenso alegram o coração;  a bondade de um amigo consola a alma” (Pr 27, 6).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

This entry was posted in África and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Verdadeira amizade, grande tesouro

Deixe uma resposta